A importância do advogado de imigração


Um dos primeiros passos para emitir um visto é entrar em contato com um advogado que tenha essa especialidade para ter sucesso no seu processo de imigração
Planejamento

Quando temos dores ou doenças, procuramos um médico com especialização naquela área.  Quando nosso automóvel tem um problema, procuramos um mecânico com conhecimento específico da nossa marca.  Até quando queremos uma comida típica, procuramos um restaurante específico da região. Essas decisões, por mais que sejam importantes, são nítidas para nós, pois as fazemos todos os dias, mas quem procuramos para algo totalmente novo, diferente, complexo, e de vez em quando até assustador como mudar para um outro país? 

Embora o cenário é diferente, a resposta é bem parecida com as acima: um especialista nas leis estrangeiras!  A Morar-EUA é a maior agência de consultoria de imigração do Brasil e ao longo dos anos tem forjado relacionamento com advogados americanos especialistas na área de investimentos e imigração para poder garantir a nossos clientes a melhor acessória no processo.

Mesmo assim, embora recomendados por nós, o relacionamento entre o advogado e cliente é sagrado, principalmente nos EUA, então cabe a cada cliente saber o que deve esperar dos advogados que os ajudarão nesse processo tão desconhecido.  Em entrevista com Dr. Rafael Lamberti do escritório de imigração da Reinhart LLP baseado em NY, ele nos fala um pouco sobre o cargo e importância do advogado de imigração, e também oferece algumas dicas sobre como pesquisar e achar o advogado que melhor se “encaixa” ao seu perfil. Afinal é esse especialista que irá te acompanhar até seu o destino final.

Sobre a escolha do advogado, Dr. Rafael Lamberti diz que o mais importante no processo é ter um especialista trabalhando no caso. Não se vai em um restaurante japonês para comer feijoada, tanto quanto não contrataríamos um advogado criminalista no Brasil para tratar de vistos americanos.  Essa é uma lição que se deve aprender logo no começo do processo, pois as leis americanas, por mais que sejam justas, são também extremamente específicas e rígidas. Lamberti explica que “embora as leis imigratórias americanas não mudaram desde os anos 90, o que muda com muita frequência é como cada presidência administra tais leis. Por isso é muito importante que seu advogado tenha não só conhecimento das leis, mas também muita experiência trabalhando nesses tipos de casos no dia a dia para saber exatamente como estão sendo analisados hoje.”

Embora não deve ser o fator mais importante, o custo do processo de imigração deve ser estudado e considerado com cuidado. Claramente um advogado especialista tende a custar um pouco mais caro, afinal tem anos de experiência atendendo exatamente aquela categoria de visto, mas mesmo assim é importante que o cliente tenha um conhecimento e entendimento de como é calculado os honorários, principalmente se forem valores altos. Diferente da compra de uma roupa ou calçado, não é aconselhado analisar o advogado baseado nos honorários. Existem bons advogados com preços razoáveis e péssimos advogados com preços enormes. O mais importante é ter conhecimento, entendimento, e respeito aos valores cobrados.  Dr. Rafael Lamberti explica que em seu escritório, normalmente, cobram uma taxa fixa dependendo da categoria do visto “por termos bastante experiência, nós já sabemos quantas horas de trabalho leva para fazer cada caso, e tentamos chegar em um valor razoável que remunera nossa equipe e não ofende nossos clientes.” Dr. Rafael Lamberti acrescenta que “até prefiro ter uma longa conversa com o cliente em relação aos nossos honorários, assim tenho a oportunidade de expor nosso trabalho e os custos, e se aceitos, sei que o cliente está de pleno acordo." 


Como dito acima, o relacionamento entre o advogado e o cliente é sagrado e protegido pela lei, e esse sigilo é tanto para o benefício do cliente quanto do advogado, pois o mesmo dependerá de documentos e informações verdadeiras e completas dos seus clientes para apresentar o melhor caso possível.  Ao longo da sua carreira, Dr. Rafael Lamberti diz que já viu e ouviu de tudo, mas que sempre prefere saber mais detalhes para poder filtrar, do que saber menos detalhes e ser pego de surpresa na hora da aplicação do visto. “Quando vou ao meu médico, eu falo tudo pois o médico saberá quais informações são importantes ao diagnóstico e quais são relevantes,” Lamberti continua, “e eu espero a mesma confiança dos meus clientes, pois é melhor sabermos os fatos ‘constrangedores’ e nos prepararmos para um argumento na ofensiva do que tentar esconder ou ignorar e arriscar responder na defensiva.”  Os Estados Unidos dá tanto valor a obediência das leis quanto dá a honestidade.

Um bom advogado não deve tomar decisões pelo seu cliente, mas sim, explicar ao seu cliente como funcionam as leis para que o cliente tenha toda a informação necessária para tomar as decisões corretas. Esse aprendizado deve começar o mais cedo possível, pois um passo a fora da lei pode significar a diferença entre um visto aprovado e um negado. Dr. Rafael Lamberti explica que “geralmente casos de imigração para os EUA são complexos pois envolvem diversos fatores que devem ser gerenciados em paralelo, como planejamento financeiro, familiar, jurídico, etc. Por isso sempre recomendamos que a contratação do advogado seja um dos primeiros passos.”  

Casos de imigração frequentemente juntam outras áreas jurídicas também como tributação, compra e venda de propriedades, negociações de aluguéis e custos, entre outras. Um bom advogado deve acompanhar o cliente em cada um desses processos podendo dizer quais deles podem impactar o visto e como prosseguir.

A Morar-EUA irá trazer Dr. Rafael Lamberti para dois eventos no Brasil para investidores do visto EB-5, um em São Paulo (10/09) e outro no Rio de Janeiro (11/09) com entrada gratuita.

O texto foi feito com o auxílio do Dr. Rafael Lamberti, sócio do escritório da Reinhardt LLP baseado em NY e sua equipe especializa na área de imigração aos EUA, principalmente relacionada a investimentos e negócios. Para maiores detalhes, entrar em contato com o escritório no email [email protected].