Os vistos mais aplicados por brasileiros


Em 2018, mais de 4000 brasileiros conseguiram visto para morar nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor no país
Curiosidades

Muita gente pensa em sair do Brasil por diversos motivos. Alguns citam a violência que afeta diversas regiões do país, outros falam sobre a crise política e corrupção. Pouco se fala da grande oportunidade que existe para se ganhar dinheiro nos Estados Unidos.

Possivelmente a etapa mais importante para se mudar para os EUA seja qual visto tirar. É como dizemos na Morar-EUA, não é a pessoa que escolhe o visto, é o visto que escolhe a pessoa. Essa função é muito personalizada, pois depende de diversos aspectos, financeiros e sociais, das pessoas que estão aplicando para certo visto. 

Segundo o Departamento de Estado americano, no ano passado, mais de 4.300 vistos foram concedidos para brasileiros, 74% a mais do que no ano de 2015 quando houve 2.478 vistos concedidos a brasileiros. Apesar de políticas restritivas em relação à imigração nos últimos anos, vem se abrindo um espaço para os brasileiros.

Existem mais de 80 vistos diferentes para ir aos Estados Unidos, alguns são de estudante e outros de diferentes tipos de investidores, porém existem alguns que são os mais requisitados. Um dos vistos mais aplicados por brasileiros é o EB-5. Esse é um visto de investidor, ou seja, exige uma aplicação de US$ 500.000 - ou de US$ 1.350.000, dependendo da decisão do governo americano -  que deverá ser aplicada em um negócio e gerar pelo menos dez empregos para americanos nos primeiros dois anos após a aprovação do pedido. Tendo sucesso na aplicação, o investidor ganha o Green Card.

Outro visto que é um dos mais aplicados por brasileiros é o E-2, mesmo o Brasil não fazendo parte da lista de países elegíveis para aplicar - o Brasil não tem o acordo de comércio com os EUA. Porém, o povo brasileiro é uma mistura de nacionalidades, tendo descendência multicultural.  Esse tipo de visto é para empreendedores com cidadania de países que estão no tratado de comércio com os Estados Unidos como por exemplo, Espanha, Itália, Bélgica, Argentina, Paraguai, Chile, Inglaterra, entre outros. O investidor deve ir para os EUA para gerenciar e desenvolver o negócio. Um dos fatores mais importantes para obter um visto E-2 é o investimento substancial, ou seja, em um negócio novo ou existente nos EUA. Não há um valor fixo já pré estipulado para ser aplicado. O governo americano usa parâmetros para determinar a substancialidade do investimento. Para estabelecer os requerimentos do governo para a aplicação do dinheiro, o investimento tem que ser proporcional ao tipo e porte da empresa e o investimento deve ser um valor compatível para se estabelecer uma empresa viável do tipo escolhido (novos negócios).

Existe um outro visto que também é muito requisitado chamado EB-2 NIW (National Interest Waiver). Esse é conhecido como o visto para profissionais excepcionais, ou seja, para quem tem algum mestrado, doutorado ou MBA. Além disso, um outro requerimento para o visto é mostrar o alto destaque em áreas que trariam benefícios para os EUA, como por exemplo na área da medicina, ciências, engenharia, entre outras. É necessário provar que o indivíduo aplicando pro visto EB-2 NIW tenha reconhecimento na sua área e que será do melhor interesse dos EUA ter essa pessoa no país.

Existe muita oportunidade de uma vida melhor nos Estados Unidos. Ao se encaixar em alguma especificação de um visto, é possível já começar a pensar em um futuro na terra do tio Sam, independentemente da maneira de entrar no país. De uma maneira geral, existe sempre a vontade de ir em busca do American Dream.